. . .

. . .

sábado, janeiro 13, 2007

Isto é uma despedida: bye, bye, Manuel!



Sabem aquela letra da Calcanhotto?:


Eu não gosto do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Eu não gosto de bons modos
Não gosto

Eu aguento até rigores
Eu não tenho pena dos traídos
Eu hospedo infratores e banidos
Eu respeito conveniências
Eu não ligo pra conchavos
Eu suporto aparências
Eu não gosto de maus tratos

Mas o que eu não gosto é do bom gosto

Eu não gosto de bom senso
Eu não gosto de bons modos

Não gosto

Eu aguento até os modernos
E seus segundos cadernos
Eu aguento até os caretas
E suas verdades perfeitas

O que eu não gosto é do bom gosto

Eu não gosto de bom senso
Eu não gosto de bons modos

Não gosto

Eu aguento até os estetas
Eu não julgo a competência
Eu não ligo para etiqueta
Eu aplaudo rebeldias
Eu respeito tiranias
Eu compreendo piedades
Eu não condeno mentiras
Eu não condeno vaidades

O que eu não gosto é do bom gosto

Eu não gosto do bom senso
Eu não gosto de bons modos

Não gosto

Eu gosto dos que têm fome
Dos que morrem de vontade
Dos que secam de desejo
Dos que ardem…




É um género senha de entrada e saída, temos de saber entrar e saber sair. Deixo a chave. Fiquem com ela. Podem entrar e sair. Basta rodar a fechadura. O Manuel extinguiu-se a si mesmo, foi-se fechando, e, agora nem que viesse o bom do Rubem, ah e tal, Chonas, o meu Manual,... Pois!, diria, vai oprimir outro! Basta-me a puta da realidade para me frustrar!, foda-se!



«Pouco importa o tempo ou o lugar (...). Eu estou convosco e sei como é a vida.»

Walt Whitman

e

acabamos

como começamos:

" Eu me preparei para enfrentar a adversidade. Estou acabando de escrever o Manual dos Frustados, Fodidos e Oprimidos. Nele descrevo, minuciosa e sistematicamente, os métodos mais sujos e destruidores para se ir à forra de qualquer inimigo, seja ele quem for, forças armadas, companhias de serviços públicos, companhias de cartões de crédito, bancos, a polícia, o proprietário senhorio, a loja comercial, qualquer pessoa ou instituição que tem força e sacaneia os outros. Ensino a técnica adequada para devassar, desmoralizar, arruinar, aniquilar, exterminar indivíduos e organizações odiosas, mostro como atacar saindo das sombras, como atormentar e destruir sem misericordia. Pela sua cara vejo que não gosta de mim. (Esse livro, na verdade, nunca foi escrito. Nariz de Ferro gostava de jactar-se não apenas das coisas que havia feito, mas também das que ainda ia fazer.) "

Rubem Fonseca, A grande arte, 1983

7 comentários:

Concha Pelayo/ AICA (de la Asociación Internacional de Críticos de Arte) disse...

Mi pequeña niña.

Me dejas sin palabras.

A mí me gustas mucho.

(e também gosto muito de ti)

Tenemos que brindar pronto. PRONTO.

Un beso fuerte.

Ah, tu decisión, aunque me duela, es inteligente. Tal vez te imite yo también.

Gioconda disse...

Olha a porra... agora que eu te descobri é que vais deixar o manual sozinho??????? Oh paaaaaaaaa

BÓLICE disse...

Olha, e quem ManuÉ-la não merece perde-la... por isso foste tu e só tu e o resto qu'sa'foda ó caraças e quem quiser que pegue na "chauvisss" e feche a portada porque aqui já num se deve nada e nem ninguÉm tem nada a haver com isso e mais... porque É que o chouriço anda tão difícil? Porra É que já chateia. Terá a morte de Sadam a ter alguma coisa a ver com o caso? Não pode ser, não quero acreditar nisso!

De resto sei que o teu manuuÉl real está na bigorna, por isso não me preocupa... eu sei que está bem e É o qu'interessa, porra!

BJKs e intÉjá quÉ por sopuesto, hasta SiemprÉ, cariño!

=D

axadresado disse...

este manual está cada vez melhor.
parabens.
bjs

maria disse...

Oh choninha, bolas!!!
??????

uhm...
Compreendo tudo, está bem! Até que se fechem portas.
Mas há umas que custa mais ver trancadas que outras...

uhm...
????
Oh, choninha, bolas!!!


Xis amigalhaços

isabel mendes ferreira disse...

puxa..........!!!!!!!!!!!!!!!!!!

e de repente levas tudo à frente!!!!


________o chamado galope do génio.



brilhante.


ufffffffffffffffffa.



beijos. abertos!

augustoM disse...

Um manual a não perder, para ler, quando o autor o escrever. No Jantar vai explicar como funciona.
Um abraço. Augusto