. . .

. . .

segunda-feira, maio 15, 2006

Su Mana Mané



Esta mulher que está aqui ao meu lado, é minha irmã desde 1968 (que horror, como o tempo passa!). Fez quarenta e seis anos (que horror, que choque quando fiz as contas!) no sábado, dia13 de Maio . Foi uma estrela que iluminou sempre o meu caminho, em silêncio. Foi ela que me acicatou o gosto pela leitura e pelas palavras. Chegava a casa toda feliz, com a aprendizagem de palavras novas, e ia a correr perguntar-lhe o significado. Ficava extasiada com as respostas, sempre prontas. Invejava a atenção que dedicava às outras crianças. Tinhamos a casa sempre cheia. Ora tomava conta de uns e outros, ora dava explicações para ganhar uns trocados. Usava uma aura de irmã mais velha, sem paciência para a criança, que hoje sei não ser real. Proibia-me de mexer nos discos, nos livros, nas suas roupas, nas suas coisas. E eu fingia cumprir. Obrigava-me a cozinhar para nós, a limpar a casa. Não me permitia passar o tempo toda na rua a brincar. Às vezes o não transformava-se em sim depois da minha insistência cedia à exaustão. Aos domingos as recordações eram mais ternas, invadiamos a cama da mãe e eu escutava outra e outra vez as histórias da sua infância, num colégio de freiras. A mãe contava sempre as maiores traquinices. De mim nunca havia nada para contar. Eu era a doce, obediente. Ela a teimosa, desobediente. (A vida vai-nos moldando, transformando.)

A Su Mana Mané fez quarenta e seis anos. Ela sabe que a amo, embora não lho diga... Ela sabe a importância que teve na minha vida, embora não falemos sobre o passado... O passado, quando a menina doce e obediente se tornou rebelde e perdida, ficou lá atrás. Essa menina já não é doce e obediente nem rebelde e perdida é uma mulher que todos os dias tenta ser melhor; melhor mãe, melhor tia, melhor filha, melhor irmã. É uma grande empresa mas que seria do presente sem tentativa de melhor futuro?

Adoro-te Sumana Mané, venham mais quarenta e seis, com saúde, alegria e muito sexo!

3 comentários:

axadresado disse...

OLÁ MENINA.
ESPERO Vê-LA QUARTA-FEIRA!
CUMPRIMENTOS

Concha Pelayo/ AICA (de la Asociación Internacional de Críticos de Arte) disse...

Un abrazo para tu hermana y otro para ti. Amiga.

BÓLICE disse...

Diz à Su-Mana-Mané qui Mumba-na Ké-Akabá...lol... e pa Ti também... intÉ & jks