. . .

. . .

sexta-feira, novembro 18, 2005

A caminho do fim da semana

Os super Pêra acordam sempre bem dispostos. A excepção são aqueles sábados ou domingos em que apetece ficar mais um niquinho no quentinho e Martim Pêra irrompe pelo quarto conjugal, atira-se sem cerimónia para a cama, com aquelas lambuzelas que ele chama beijos e gritos (sim,gritos!) de "Bom Dia".

Uns destes dias combinou comigo levar-nos o pequeno-almoço à cama. Deixei-lhe tudo encaminhado de véspera. Apareceu com um tabuleiro, aqueles olhos a brilhar, sorriso enorme, pulmões em pleno, e um pacote de litro de leite, umas fatias de pão de Mafra, um pacote de manteiga e uma pequena faca. E tomem lá que tenho mais que fazer; já a televisão aquece na sala, cheia de animação para ver. Foi um belo esforço! Ficou o casal Pêra de bandeja, estremunhados, sem saber que fazer com tão esmerado repasto!

Hoje bem cedo saimos todos de casa. O Vitor Pêra sai sempre na frente "para aquecer a carcaça com motor". Tive que ir à escola porque não sabia se a professora do Martim faria greve e caso afirmativo teria de arranjar outra solução; ATL, Avó, qualquer coisa...

Ao fazermos a rotunda, logo à saída de casa, começamos logo a cantar "nas palhas deitado,...", numa alusão à palhota e respectivas figuras de José, Maria e Jesus que já lá estão abancadas, numa alusão natalícia que abomino.

Escusado será dizer que esta versão da canção de natal é completamente adulterada, com cada membro a contribuir, a ver de quem sai o pior disparate.

As gargalhadas subiram de tom com a minha versão do adeste fidelis, o Martim Pêra fica logo cheio de soluços, é uma característica genética: quando se ri demais tem um ataque.

Amanhã temos peregrinação à loja da AEP, para comprar o fardamento do lobito Pêra.

Sugestão de fim-de-semana, para quem tem filhos e não só, passem no cinema Quarteto amanhã às 19h, "Belleville Rendez-Vous", um belíssimo filme de animação que conta a história do pequeno e melancólico Champion educado pela avó, Madame Souza, para vir a ser um grande ciclista. É o filme preferido do Martim!

Bom fim-de-semana!

2 comentários:

graziela disse...

querida choninha,
que bom saber a família Pêra toda reunida e feliz pronta para um fim de semana em cheio.
gost(ei)(ava)o, muito de ti. o Pêera parece-me um bom companheiro. também gostei dele. pena não haver tempo para toda a conversa que se impunha. deixo uma proposta/convite, venham os três passar um fim de semana. ficam em nossa casa e tenho a certeza que o lobito vai gostar, pode por em prática os seus conhecimentos.
só precisam de dizer se e quando vêm. combinamos a logistica por
email.
um abraço
graziela

Jorge disse...

Que bom é ler esses teu tão agudos e saborosos textos, quais impecáveis crónicas de cidade. Gosto e aconselho-te a compilar esse teu trabalho num volume quando tiveres volume para tal.
Bem esgalhado.