. . .

. . .

segunda-feira, julho 18, 2005

Pedro

Os preparativos começavam quase dois meses antes. Pedro iniciava os primeiros contactos, pesquisava datas, acertava o aluguer do espaço. Anualmente, no início de Junho juntava-se o mesmo núcleo de amigos, de ano para ano mais alargado, tipo "trás um amigo também"... Deixou de precisar da cunha da São Marreca, e combinava directamente com o senhor João, da Junta de Freguesia, que velava pelo pinhal e agendava os dias para ocupação por grupos grandes.

Fazia-se uma “sardinhada”, com as sardinhas mais frescas compradas no mercado, febras, entremeada e muita cerveja, mas mesmo muita cerveja... Encarregavam-se as mulheres da salada com muita alface, tomate, pepino, cebola e o belo pimento assado, tudo o que se tinha direito.

A Ritinha fazia sempre uns doces maravilhosos para os mais estóicos, que no fim de tanta comida e bebida ainda fossem a jogo.

O Manuel mandava o pão, fresquíssimo, feito de propósito na sua padaria, e fazia o bolo, invariavelmente com imagens de gajas nuas e boas com ar de quentes...

Um grupo ia logo pela manhã, preparar tudo. As mesas, os pratos, copos e talheres em plástico e guardanapos a jeito. Os bidões, cheios de grandes blocos de gelo com as cervejas e sumos para as crianças. Tratava-se das grelhas, do carvão, das brasas. Tudo disposto com afecto e feito com companheirismo.

Pedro era muito querido de todos. O que falava mais alto, que tinha graça, sabia sempre as melhores anedotas. Que se queixava da bílis depois de uma noite bem regada. Antes da moeda ser europeia, guardava sempre uma nota de cinco mil escudos, dobradinha, no bolso das calças de ganga, que emprestava num sorriso a alguém aflito: "pagas depois". Nunca ninguém ficou a dever-lhe.

2 comentários:

Jorge disse...

Que belos dias.
Será que ainda há desses Pedros? Creio bem que sim, muito embora eu me não chame Pedro, só porque foi nome que me não puseram. Mas!!! poderia bem chamar-me assim. Passo a imodéstia.

Carlos de Matos disse...

... já lá para trás num comentário te "obrigava" a escrever um livro!

... acho que está na hora de começar o tal esquiço!

Xi