. . .

. . .

quinta-feira, março 23, 2006

Miaúfa

O Irineu vivia com medo. Um medo avassalador de tudo e de nada, que cresceu desmesuradamente até ocupar todo o seu espaço interior.
Irineu acabou por vergar com o peso daquele medo estranho que não pediu nem quis mas acabou por aceitar e deixou-se dominar.
O Irineu não sai de casa. Vive pela internet. Faz as suas compras, recebe o trabalho e envia-o à editora, que lhe paga as traduções de inglês e francês. Fala pelo telefone com a família e oa amigos. Quando está doente recebe o seu médico em casa.
Irineu sabe quando surgiu a sua negação mas não percebe porquê. Só sabe que já correu muito mundo, viveu intensamente e que, de repente, apetece-lhe, só, ficar assim; evasivo...


A agorafobia é uma perturbação angustiante e relativamente vulgar que se caracteriza pelo medo de sair fora de casa, especialmente quando se vai só. São correntes nestas pessoas traços neuróticos, em especial dependência e ansiedade de origem sexual, ao contrário do que se observa nas pessoas com fobias definidas.

5 comentários:

BÓLICE disse...

Xoninha... Tu és demais... Grande artigo.
Há aqui muitos que precisavam de saber disto.
Bolas... Iren'eu
Iren'eu
a caminho de Biseu

bou buscar o meu amor
Sim Jesus, que lá bou eu
trirititi.....
tiritiri titiri
LOL

A Maior BJK

inté

Carlos de Matos disse...

... nem me fales!...

... tenho um parente, pouco mais novo que eu, que há mais de 20 anos não sai de casa!
... até os tipos do BI lá foram a casa!

... não dá para contar aqui as experiências que vivi com ele durante um periodo da vida!
... bolas!
... aquilo é demais!

..Agorafobia? antes partir as duas pernas!


Xi-coração

isabel mendes ferreira disse...

hum hum.....deformação convivencial médica :) :)???



boa tarde Cho.


bom post. sério.

beijos.

BÓLICE disse...

Vai à Aragana e ve só o meu comentário...lol

inté Xonas

Concha Pelayo/ AICA (de la Asociación Internacional de Críticos de Arte) disse...

Y...¿no se puede ayudar a esta persona...?

Freud tenía razón: todas las neurosis tienen su origen en la sexualidad....

Una pena. Un beso CHonina.